História da Anatomia Humana

14:45

        
          A Anatomia Humana tem uma história muito antiga e vasta. Algumas das pessoas mais inteligentes que o mundo já viu fazem parte desta magnifica história. A história geral da Anatomia Humana pode ser dividida nos seguintes períodos.

Período Grego:
       O período grego na história da anatomia humana começou em algum lugar perto de 400 d. C. Os anatomistas mais famosos deste período foram Hipócrates e Herófilo. Hipócrates foi considerado o pai da medicina e foi um dos fundadores da anatomia. Herófilo é conhecido como pai da anatomia e ele foi uma das primeiras pessoas à dissecar o corpo humano. Herófilo fez algumas diferenciações grandes no campo da anatomia, por exemplo, ele diferenciou cérebro do cerebelo, nervos dos tendões, artérias de veias, etc...

Período Romano:
        O anatomista mais proeminentes deste período foi de Galen. Ele é conhecido como o "príncipe dos médicos", porque ele foi o primeiro fisiologista experimental. Seus ensinamentos foram seguidos por quase 15 séculos, considerando-os como autoridades infalíveis de anatomia.

Século XIV:
         O cientista mais importante deste período foi Mundino d'Luzzi. Ele era um italiano e tinha o cargo de professor de anatomia em Balogna. Seu famoso livro "Anthomia" foi tratado como o texto autorizado anatômico para mais de um século. A razão pela qual o livro se tornou tão famoso foi pelo fato de ele ensinar anatomia, e seu livro era um guia para a dissecação. Antes do famoso Vesalius, ele foi o mais famoso e renomado anatomista.

Século XV:
          Este século é o momento em que um dos maiores gênios de todos os tempos Leonardo da Vinci viveu. Da Vinci foi o criador da anatomia transversal. O trabalho mais admirável e importante realizado por ele no campo da anatomia foi a coleção de desenhos que ele observou. Estes desenhos foram feitos com extrema perfeição. Ele fez um total de 500 diagramas em seus 60 cadernos.

Século XVI:
       Este é o século da maior anatomista de todos os tempos, o famoso Vesalius. Ele é considerado o "fundador da anatomia moderna", porque ele fez o mundo perceber que a anatomia só pode ser ensinada através de dissecação. Ele corrigiu os conceitos errôneos de Galeno e lutou contra a sua autoridade, assim, ele corrigiu os conceitos que foram ensinados de forma errada continuamente por cerca de 15 séculos.

Século XVII:
         Neste século viveu o famoso Inglês anatomista William Harvey. Ele descobriu a circulação do sangue através do corpo humano e publicou no livro intitulado "O exercício anatômico sobre o movimento do sangue e do coração em animais:" Ele também publicou um livro sobre embriologia.




Século XVIII e XIX:
          Nesses dois séculos, foram tomadas medidas importantes no processo de aprendizado da anatomia. A dissecação foi tornada obrigatória para estudantes de medicina. Warburton Anatomy Act (uma lei) que foi aprovada na Inglaterra na qual os corpos que não fossem reclamados seriam disponibilizados para dissecação. O uso do formol como fixador foi iniciado neste período e técnicas de endoscopia também foram descobertas. Alguns dos anatomistas proeminentes destes séculos foram Cuvier, Meckel e Henry Gray (Autor de Gray's Anatomy).

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe